terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

À Rainha do Mar


Yemanjá, Iemoja "Iemanjá" ou Yemoja, é uma
orixá africana, seu nome tem sua origem da expressão Iorubá "Yèyé omo ejá"("Mãe cujos filhos são peixes") – wikipedia.
Para as tribos de origem Iorubá, a dona do mar é
Olokun, que é mãe de Iemanjá.
Iemanjá, para o povo Egbá é saudada como Odò (rio) ìyá (mãe) devido a sua ligação com Olokun, Orixá do
mar (masculino (em Benin) ou feminino (em Ifé)), muitas vezes é referida como sendo a rainha do mar em outros países.
No
Brasil, é uma das orixás mais respeitada e de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de diferentes religiões, sendo que em Salvador, no dia 2 de Fevereiro, ocorre uma das maiores festas do país em homenagem à "Rainha do Mar". A sua celebração envolve milhares de pessoas, vestidas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde são feitas oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados. No Rio de Janeiro, na virada de revellion, milhares de pessoas comparecem e depositam no mar oferendas para a divindade. A celebração também inclui o tradicional "Banho de pipoca" e os saltos das sete ondas, onde que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam, após a meia noite, como forma de pedir sorte à Orixá.


Na Umbanda, é considerada a divindade do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos, mãe de todas as cabeças humanas.
“Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta.” - Jorge Amado
Além da grande diversidade de nomes africanos pelos quais Iemanjá é conhecida, a forma portuguesa Janaína também é utilizada, embora em raras ocasiões. A
alcunha, criada durante a escravidão, foi a maneira mais branda de "sincretismo" encontrada pelos negros para a perpetuação de seus cultos tradicionais sem a intervenção de seus senhores, que consideravam inadimissíveis tais "manifestações pagãs" em suas propriedades. Embora tal invocação tenha caído em desuso, várias composições de autoria popular foram realizadas de forma a saudar a "Janaína do Mar" e como canções litúrgicas.


Caracteríticas:
Dia: Sábado.
Data: 2 de fevereiro.
Metal: prata e prateados.
Cor: prata transparente, azul, verde água e branco.
Comida: manjar branco,
acaçá, peixe de água salgada, bolo de arroz, ebôya, ebô e vários tipos de furá.
Arquétipo dos seus filhos: voluntarioso, fortes, rigorosos, protetores, caridosos, solidários em extremo, ingênuos, amigo, tímido, vaidosos com os cabelos principalmente, altivos, temperamentais, algumas vezes impetuosos e dominadores, e tem um certo medo do
mar. Símbolos: abebé prateado, alfange, agadá, obé, peixe, couraça, adê, braceletes, e pulseiras.


No passado foi sincretizada com a santa católica. Em alguns momentos, inclusive festas em homenagem as duas se fundem. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá tem sua data festiva no dia 2 de fevereiro. Costuma-se festejar o dia que lhe é dedicado, com uma grande procissão fluvial.
No dia
8 de dezembro, outra festa é realizada à beira mar baiana: a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Esse dia, 8 de dezembro, é dedicado à padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, sendo feriado municipal em Salvador. Também nesta data é realizado, na Pedra Furada, no Monte Serrat em Salvador, o presente de Iemanjá, uma manifestação popular que tem origem na devoção dos pescadores locais à Rainha do Mar - também conhecida como Janaína.
Na capital da
Paraíba, a cidade de João Pessoa, o feriado municipal consagrado a Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, é o dia de tradicional festa em homenagem a Iemanjá. Todos os anos, na Praia de Tambaú, instala-se um palco circular cercado de bandeiras e fitas azuis e brancas ao redor do qual se aglomeram fiéis.

Iemanjá está muito associada a imagem da mãe que protege seus filhos a todo custo.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Iemanjá



P.S.: Prefiro escrever meus textos, mas achei essas referências no wikipedia e gostei.