segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Chuvas no Rio


Eternas Ondas

Zé Ramalho



Quanto tempo temos antes de voltarem

aquelas ondas Que vieram como gotas em silêncio

tão furioso;



Derrubando homens

entre outros animais, Devastando a sede

desses matagais; (bis)



Devorando árvores, pensamentos,

seguindo a linha,

do que foi escrito pelo mesmo lábio,

tão furioso.


E se teu amigo vento não te procurar

É porque multidões ele foi arrastar. (bis)



- Nunca ouvi tanto esta música como nesses últimos dias (janeiro de 2011). Percebo, hoje, nesta música, toda dor, sofrimento daqueles que perderam seus parentes, amigos, seus pais, seus filhos, seus queridos animais, seus bens, em resumo perderam tudo que tinham em suas vidas. E na minha cabeça, agora, bate apenas esse questionamento: "Quanto tempo temos antes de voltarem aquelas ondas?"





Fonte: Reprodução TV Globo



Será que o poder público de fato se surpreendeu com essas chuvas, afinal, no Rio de Janeiro nada mais comum do que as chuvas de verão, será que realmente o Senhor Governador, os Senhores Vereadores e Senhores Prefeitos não conhecem o seu Estado e suas Cidades? Tais chuvas costumam cair em intensidades semelhantes em períodos aproximados de 10, 15, 20 anos aproximadamente.




Fonte: Jornal do Brasil/RJ1979




Fonte: Jornal do Brasil/RJ1979







Fonte: Jornal do Brasil/RJ1979



E vemos agora esses senhores culpando a população por viverem em áreas de risco, mas essa última catástrofe não poupou nem os centros das cidades, será que essas cidades não devriam existir? Nos poupem! Existem ainda aqueles que culpam as mudanças climáticas, o suposto aquecimento global, o fenômeno La Niña, ZACAS (Zona de Convergencia do Atlântico Sul), Deus e qualquer outra pessoa, ser ou entidade que não sejam eles, mas infelizmente a verdade é uma só, nada mais natural do que essas chuvas nessa época do ano e o Estado e as cidades não se prepararam para as chuvas e estamos só no início do verão. Quanto tempo para as próximas ondas? Alex Huche