sábado, 14 de março de 2009

Ìndia II - Brahma, O Criador

Brahma ou Brama é o primeiro deus da Trimurti, trindade Hindu composta por Brahma (o criador), Shiva (o destruídor ou transformador) e Vishnu (o conservador).
Brahma é a representação da força criadora de Brahman, diz o mito que Brahma cria o universo e este dura um dia de Brahma (4.320.000.000 de anos da Terra), a permanência do universo nesse período cabe a Vishnu, quando este está dormindo e Bahma vai dormir, Shiva destrói todo o universo. Ao acordar, Brahma aparece montado numa flor de Lótus e reconstrói o universo. Tal processo se repetirá durante 100 anos de Brahma, quando esse tempo findar, Brahma deixará de existir e todos os demais deuses e todo o universo serão dissolvidos de volta para seus elementos constituintes, Brahman.
Segundo o mito de Brahma, quando este criou Satrupa ou Sarasvati (deusa da Sabedoria), representação divina da mulher, Brahma se apaixonou por ela e não conseguia tirar os olhos da beleza de Sarasvati, que envergonhada, passou a se esquivar dos olhares de Brahma, movendo-se para todos os lados. Para poder vê-la a todo instante, Brahma criou mais três cabeças, uma a esquerda, uma a direita e outra atrás da primeira. Então restou a Sarasvati voar até o alto do céu, o que fez com que Brahma criasse uma quinta cabeça no alto, dessa forma, Brahma passou a ter cinco cabeças. Da uniao de Brahma e Sarasvati nasceu Suayambhuva Manu, pai dos humanos.
Diz uma outra lenda que a quinta cabeça de Brahma (a do alto) fora queimada por Shiva após Brahma ter falado mal dele, o que faz com que a sua representação atual seja com quatro cabeças.
Brahma tem quatro braços, segurando numa mão a flor de lótus ou seu cetro, em outra ele carrega um tipo de vaso contendo “água benta”, numa terceira ele abençoa ou carrega os Vedas, textos sagrados do hinduísmo e na quarta mão leva um rosário que representa o ciclo de movimentação do tempo. O veículo de Brama é o cisne Hans-Vahana, o símbolo do conhecimento.




Nenhum comentário: