domingo, 12 de abril de 2009

Índia XI - Hinduismo

Religião de origem Indo-européia, surgida na Índia entre 4000 e 6000 anos, pautada nas manifestações de Brahman (Espírito Supremo), com destaque para a Trimurti, trindade de deuses, formada por Brahma (Construidor), Vishnu (Preservador) e Shiva (Destruidor).
O hinduismo conta com muitos deuses, cada um com uma função específica.Os Principais conceitos da crença Hindu são: Karma (Ação e Reação do ciclo de renascimentos), Dharma (Lei que rege o ciclo de renascimentos), Samsara (Ciclo de Renascimentos), Moksha (Libertação do Samsara) e Iogas (Caminhos e Práticas). Os livros sagrados do hinduismo são os Vedas.

Os templos Hindus demonstram toda arte e arquitetura desse povo, com obras de imensa beleza.


O Sistema de Castas foi criado pelo povo Ariano quando invadiu e se estabelceu na Índia, o que ajudou a compor a religião, tornando impossível a mobilidade entre as castas, determinada pelo nascimento, também é proibido o casamento entre indivíduos de castas diferentes. Tal sistema foi abolido, oficialmente em 1950, na construção da constituição Indiana, mas o costume perdura até os dias de hoje.
Segundo o Hinduismo, os Homens surgiram do corpo de Brahma e foram classificados em 4 grupos:
* Brâmanes, surgidos da Boca de Brahma – Sacerdotes, Filósofos, Professores;
* Xátrias, surgidos dos Braços de Brahma - Militares e Governantes;
* Vaixás, surgidos das Coxas de Brahma – Comerciantes e Agricultores;
* Sudras, surgidos dos Pés de Brahma – Trabalhadores em geral; Os Párias surgiram da poeira sob os pés de Brahma, por isso não são puros, são, também, conhecidos como Intocáveis e Dalits, são encarregados dos trabalhos com Lixo, Esgoto e Sepultamentos. São os excluídos da Índia.


Nenhum comentário: