segunda-feira, 16 de março de 2009

Índia IV - Shiva, O Destruídor



  1. Shiva é o terceiro deus da Trimurti, ele é o destruídor ou transformador, por isso também é chamado de deus da morte, sua função é dar fim às coisas para que possam começar outras, é um dos deuses mais cultuados no hinduísmo, tendo dentro do hinduísmo uma linha de seguidores chamada de Shivaísmo.
    As primeiras representações de Shiva surgiram no período Neolítico em torno de 4000 a.c. com o nome de Pashupati, “Senhor dos Animais”.


    A Ioga, prática de transformação física, mental e emocional está intimamente associada à Shiva, seu ascetismo o leva longos períodos em meditação. O Tantra, prática hindu que busca um aumento da percepção corporal ativando o Kundaline -linha energética encontrada na coluna vertebral - passando pelos sete Chacras, capaz de nos elevar a origem divina, é atribuído à esse deus.

    Shiva é representado com os seguintes elementos:
    * Tríshula
    O Tríshula é o tridente de Shiva, é essa arma que ele utiliza para destruir a ignorância dos humanos. As três pontas do Tríshula representam três qualidades dos fenômenos: Tamas (inércia), Rajas (movimento) e Sattva (equilíbrio). Muitas vezes as pontas do Tríshula, também representa a consciência do Passado, Presente e Futuro.
    * Serpente
    A serpente usada em torno da cintura ou do pescoço é uma Naja, a mais mortífera das serpentes da Índia e simboliza a imortalidade de Shiva. Na tradição Ioga, ela representa o Kundaline.
    * Ganga
    Vê-se no topo da cabeça de Shiva um jorro de água, que representa o nascimento do rio Ganges dos cabelos de Shiva
    . Há uma lenda que diz que Ganges era um rio muito violento e não podia descer à Terra pois a destruiria com a força do impacto. Então, os homens pediram a Shiva que ajudasse e ele permitiu que o rio caísse primeiro sobre sua cabeça, amortecendo o impacto e depois, mais tranqüílo, corresse pela Terra.
    * Lingam

    Também chamado de linga, é o símbolo fálico de Shiva. Ele representa o pênis, instrumento da criação e da força vital, a energia masculina que está presente na origem do universo. Na Índia, reverenciar o lingam é o mesmo que reverenciar a Shiva. Ele pode ser feito em qualquer material, embora o preferido seja o de pedra negra. Na falta de uma escultura, se constrói um lingam com a areia da praia ou do leito do rio; ou simplesmente se coloca em pé uma pedra ovalada. A base do lingam representa yoni, a vagina, mostrando que a criação se dá com a união do masculino e feminino.
    * Damaru
    É o tambor em forma de ampulheta, que reproduz o som da criação do universo (Aum ou OM), com ele Shiva marca o ritmo do universo e o compasso da sua dança.

    * Fogo
    Shiva é associado ao fogo, pois ele representa a transformação e ele nos convida a nos transformarmos por meio do fogo da Ioga, que com o seu calor nos auxilia a transcender nossos limites.
    * Nandi
    Nandi é o Veículo de de Shiva, é um touro Branco da raça Gir, comum na Índia e conhecido como Zebu, no Brasil. Nandi é associado às forças telúricas (forças da Terra) e à sua virilidade. A sua devoçao por Shiva é tão grande que ele se encontra sempre deitado diante do templo, guardando o Portão principal.

    * Lua Crescente
    Shiva usa a lua crescente nos cabelos, simbolizando que ele está acima das emoções, não sendo mais influenciado pelos seus humores.

    Muitas vezes Shiva é representado como Nataraja, onde ele dança no interior do ciclo de fogo, que simboliza a renovação e através da sua dança, ele destrói o universo. Nataraja representa o eterno movimento do universo, que foi impulsionado pelo ritmo do Damaru e da sua dança, enquanto pisa num demônio anão, que representa a ignorância. A imagem toda nos diz: "Vá além do mundo das aparências, vença a ignorância interior e torne-se Shiva, o meditador, aquele que enxerga a verdade através do olho que tudo vê (terceiro olho, Ájña Chakra)."
    A esposa de Shiva é Parvati, que representa a matéria, enquanto que Shiva representa a consciência e uma das representações de Shiva é o Ardhanarishvara, onde o lado direito da figura é masclino (Shiva), com a serpente, o tríshula e Nandi ao seu lado e o lado esquerdo é feminino (Parvati), com seus trajes, brincos, segurando uma flor de Lótus e ao seu lado encontra-se Astride, geralmente um leão, mas em outras vezes é um tigre.

    O principal filho de Shiva é Ganesh ou Ganesha, o destruidor de obstáculos, muito cultuado em toda Índia.

Um comentário:

kore(H) disse...

''Esperança,solta os quadris e dança sobre as merdas que te atormentam'' lembra?

Preciso de um pouco mais de Shiva na minha vida pq ta foda


Mini Tu