quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Todos Contra a Dengue



Ah, Fala Sério!

.
Roteiro de Alex Huche


.

ATO I


Marcos acorda num quarto de hospital:

Marcos – Caraca, pensei que não ia ficar bom nunca dessa Dengue, Fala Sério.
ANJO – E eu que achei que você não ia levantar tão cedo.
MARCOS – Ué, eu te conheço?
ANJO – Não, ainda não... Eu fui enviado aqui para te receber.
MARCOS – Me receber, tô aqui desde que o médico me internou.
ANJO (rindo) – mais ou menos.
MARCOS – Aí, tu é meio doido, tem hospício por aqui.
ANJO – Não
MARCOS – Então tá quem é você?
ANJO – Eu sou chamado de muitos nomes, protetor, anjo, guia de luz... aí depende.
MARCOS (rindo) – Anjo? Nunca vi anjo preto.
ANJO – E, qual foi? Preconceito agora?
MARCOS – Não, que isso... – Não vou contrariar, né? – ...mas diz aí, seu anjo, porque você está aqui?
ANJO – Fui designado para lhe receber, na hora da sua morte.
MARCOS – Xi, esse pancou de vez, Fala Sério – Você não brinca com isso, porque eu não acho graça nenhuma.
ANJO – Se você não acredita, me diz: Quem é aquele ali?
MARCOS – calma aí, aquele ali sou eu há uns...3 meses atrás... Como você fez isso?
ANJO – Não importa, preste atenção.


ATO II


MARCOS e ANJO observam as cenas:

MARCOS’’ – O que foi mané?
CARLOS – vamos jogar bola?
MARCOS’’ – Vou não, vou jogar vídeo game com meu primo.
CARLOS – Ô MARCOS, você tem que virar essas garrafas, pra não criar mosquito.
MARCOS’’ (rindo) – Até você ta com medo do mosquitinho? Fala Sério, essas garrafas são do meu pai depois eu viro.
CARLOS – Já vi que você não vai fazer nada. Tchau!
MARCOS’’ – Ah, Fala Sério!

MARCOS – Caraca, o CARLOS bem que falou pra eu virar as garrafas, mas... ... Calma aí, eu lembro desse outro dia o M ficou bolado comigo.

MÁRCIA – MARCOS, você precisa se livrar desses pneus que estão no seu quintal, eles só criam mosquitos e depois, você não vai fazer nada com eles mesmo.
MARCOS’’ – Ela tá com medinho dos mosquitinhos, ui.
MÁRCIA – Aí você é muito burro, é o seguinte, não fala mais comigo não. Valeu? (sai)
MARCOS’’ – Um cara desse tamanho com medo dos mosquitinhos, Fala Sério!

MARCOS – Pô, não fui legal com a MÁRCIA.
ANJO – E desse dia você lembra?
MARCOS – Claro, foi um dia antes de eu ficar doente...

MARCOS’’ – JÚLIA, Aproveita que você está na laje e vê se minha bola caiu na minha laje.
JÚLIA – Não, tua bola não está aqui, não, mas em compensação, vou até descer, porque a calha da laje entupiu de folhas e a água ta toda acumulada, você tem que limpar isso correndo, antes que todo mundo fique doente.
MARCOS’’ – Tá – Todo mundo vai ficar doente por causa da minha laje? – Depois eu vejo isso. Fala Sério!
Júlia – É por causa de gente como você que a cidade está com Dengue.

MARCOS – Depois disso, comecei a ficar com dor no corpo, vômito, febre e vim pro hospital.
ANJO – Pois é, e agora estamos nós aqui.
MARCOS – Hei, não pode ser... eu morri mesmo, mas não fiz nada de importante na vida? Eu ia ser Jogador de Futebol, Engenheiro e Modelo...
ANJO – Sei, tudo isso?
MARCOS – Agora já era, eu fui muito burro, Fala Sério... posso deitar mais um pouquinho, antes de seguir em frente?
ANJO – Tá, deita aí... é justo depois desse choque.


MARCOS acorda novamente:

MARCOS – Caraca, acho que é hora de ir, fazer o que, né?
Mãe – Menino, você já está de pé?
MARCOS – Mãe, você também morreu?
Mãe – Tá maluco, garoto? Eu estou aqui com você desde ontem.
MARCOS – Mãe eu tive um sonho sinistro, se liga: Eu estava aqui e aí apareceu um anjo negão e

Mãe - Anjo Negão?!

Marcos - É mãe, é o que eu estou dizendo, Um Anjo Negão! ....(saem)

ATO III

.


Marcos está no meio da multidão que passa pela rua


MARCOS – Cara tem mais de um mês e não esqueço aquele sonho, Fala Sério...

Bom vamos lá: Pessoal, não esqueça de tampar as caixas d’água, de virar as garrafas de cabeça pra baixo, de colocarem areia no pratinho das plantas, de limpar a laje e o quintal...
ANJO (passando) – Oi MARCOS, muito bem!
MARCOS (espantado, olhando para o público) – Fala Sério, mané!


FIM


Alex Huche

.


Peça escrita em 2008 e a ser encenada na Escola Municipal Doutor Cócio Barcellos pela turma 1603.

Nenhum comentário: