sábado, 20 de setembro de 2008

Coexistindo

Hoje, 20/09 foi instituído o Dia do Candomblé, religião afro-descendente, que sofre discriminação como tantas outras representações culturais de origem negra, por ter surgido entre os negros escravos. Amanhã será realizada uma passeata pela Liberdade de Fé, que é um direito previsto a todos os cidadãos na nossa Constituição e ainda assim ocorrem proibições de cultos, agressões físicas, expulsões de comunidades e atos de vandalismos à templos religiosos, geralmente causado por jovens evangélicos ou católicos, a fim de rechaçar as demais manifestações religiosas.
Muito se critica as ações extremistas religiosas ocorridas em outros países e guardadas as devidas proporções, comete-se o mesmo crime no Brasil, por ignorância ou por má fé de líderes religiosos inescrupulosos que só pensam em arrebanhar mais fiéis para assim tirarem proveito da fé do povo e obter compensações financeiras e poder.
Não seremos uma nação de paz, enquanto estivermos repassando para nossas crianças conceitos preconceituosos, corruptos, injustos e agressivos por meio de “inocentes” Cantigas de Roda, como acontece, por exemplo, com a música Pai Francisco de Domínio Público:

“Pai Francisco entrou na roda
Tocando o seu violão
Bi–rim-bão bão bão, Bi–rim-bão bão bão !
Vem de lá Seu Delegado
E Pai Francisco foi pra prisão.
Como ele vem todo requebrado
Parece um boneco desengonçado.”

Essa cantiga nos remete há uma época em que era proibido ouvir ou tocar samba, música nascida na Pedra do Sal, no Morro da Conceição no Rio de Janeiro entre os negros que ali viviam, sob pena de serem perseguidos e presos pela polícia. O samba só conseguiu sobreviver, graças a Baiana Tia Ciata que reunia, em sua casa, os primeiros sambistas da época, mesmo correndo o risco sofrer retaliações. Além da música, subliminarmente, legitimar a violência policial contra pobres e negros. Ação tão famosa nessa cidade, pois além de preso, Pai Francisco apanha na prisão e sai de lá todo requebrado, tal e qual um boneco desengonçado.
Temos a obrigação de passar para as crianças ensinamentos que promovam:
* uma boa educação;
* uma boa convivência com as demais pessoas;
* solidariedade;
* idoneidade;
* justiça.
Só assim poderemos fugir da ignorância e da pobreza cultural, que assola essa sociedade.

Liberdade a todos os Pais Franciscos, que sofreram e sofrem por manterem a sua cultura e Parabéns a todas as Tias Ciatas que promoveram e promovem a nossa maior riqueza, que é a cultura popular!

Alex Huche

Um comentário:

kore(H) disse...

concordo!
aki perto onde eu moro tem um terreiro onde ha festas livres ..
festas estas onde todos podem entrar e se divertirem dançando ao som do tambor a noite toda.Porém o preconceito e enoooOOrrme! Acontece q eles preferem ir para a pracinha central para desfilar a roupa nova ou então para a ''buathi'' e ''causar'' a noite toda... Pois é Alex .. a ignorancia impera em todos os lugares...Triste isso.
Mais eu ainda vou lá!
Saudades de ti kra...Realmente, sinto q precisamos de mais poemas..

bjOOOss e até logo..!!

=*