segunda-feira, 6 de abril de 2009

Índia X - Hanuman, o deus macaco

Hanuman é um Vanara (ser da floresta) da raça dos Símios, ele era um símio humanóide, no Ramayana, é tratado como se fosse uma encarnação de Shiva para ajudar Rama (encarnação de Vishnu) em suas tarefas.
Hanuman é o filho do vento (Vayu) e é o grande herói do Ramayana (épico que narra os trabalhos de Rama), mas não se encontra apenas no Ramayana, mas também nos textos Hanuman Chalisa e o Mahabarata.

É um deus querido, sobretudo, pela sua devoção a Rama.

No Ramayana, o demônio Ravana, sequestrou a princesa Sita, esposa de Rama. Graças aos poderes de Hanuman, o cativeiro de Sita em Lanka, atual Sri Lanka, foi descoberto. Entre os seus poderes estavam o poder de voar, de mudar sua forma e de alterar o seu tamanho. Numa passagem, Lakshmana (irmão de Rama) e Rama, foram aprisionados por Ahiravana tio de Ravana e só poderiam ser libertados, se cinco fogueiras fossem apagadas ao mesmo tempo, então Hanuman assumiu uma forma com cinco cabeças:
Sri Hanuman, com a cabeça normal de macaco;
Sri Garuda, com a cabeça de águia;
Sri Varaha, com a cabeça de Javali;
Sri Narasimba, com a cabeça de leão;
Sri Hayagriva, com a cabeça de cavalo.

Em outro momento, Lakshmana foi ferido em batalha e para o salvar, Hanuman se torna um gigante e leva a Montanha Dronagiri para o campo de batalha, para que os macacos retirassem as ervas para curar Lakshmana.
Hanuman foi o causador do incêndio da cidade inimiga e o destruídor de diversos súditos de Ravana.

Hanuman foi tão devotado à Rama e Sita, que se tornou imortal.


2 comentários:

kore(H) disse...

Fascinante

*___*

Narinha Carvalho disse...

Nossa, super legal ler isso. Ainda mais q me chamo Vanara, rsrsrs. Adorei saber q apesar de ter sido ao acaso, meu nome guarde tanta lenda, tanta tradição, tantos costumes, tanta religiosidade, enfim... Obrigada por me proporcionar mais este conhecimento. Realmente, fascinante.